Saiba como conscientizar os trabalhadores sobre a importância do feriado de 1º de maio.

Qual a importância do Dia do Trabalhador para as empresas?

Saiba como conscientizar seus colaboradores sobre a importância do feriado de 1º de maio.

O feriado de 1º de maio é um marco da celebração aos direitos trabalhistas, e mundialmente conhecido como o Dia do Trabalhador. Seja em qualquer segmento, organização ou senioridade, os trabalhadores são essenciais para o crescimento das empresas e, consequentemente, para o bom andamento da economia. Por isso, nada mais justo do que homenageá-los anualmente, concorda? 

Continue lendo este artigo para ter dicas de como valorizar ainda mais os seus colaboradores.

A origem do Dia do Trabalhador (Dia do Trabalho)

Guiada pela Federação dos Sindicatos Organizados dos Estados Unidos e Canadá, o dia 1º de maio de 1886, iniciou-se com uma greve histórica, cujo principal objetivo era estabelecer um limite à jornada diária de trabalho, que, naquela época, alcançava até 17 horas para cada um dos seis dias semanais de trabalho. 

A reivindicação foi atendida, estabelecendo-se uma jornada diária de 8 horas de trabalho. Carga horária adotada até hoje por grande parte das empresas, no mundo. Mas não pense que foi simples! 

Para atingir este marco, a ação exigiu uma greve geral, passeatas e muita perseverança dos manifestantes das principais cidades da América do Norte, como Nova Iorque, Milwaukee, Chicago e Detroit. 

Além disso, infelizmente, com a repressão policial, os confrontos resultaram em um alto número de mortos e feridos, incidente mundialmente conhecido como a Revolta de Haymarket.

A manifestação

Como a principal exigência dos grevistas era a redução da jornada de trabalho, sem redução no salário, o lema dos manifestantes era: “Oito horas para trabalhar, oito horas para descansar e oito horas para o lazer”. 

Isso significava melhores condições de trabalho, mais qualidade de vida, e para as empresas, entendeu-se que seria um ponto positivo em relação ao aumento da produtividade. Mudança percebida anos depois. 

A data de 1º de maio foi escolhida para dar início às manifestações, não por acaso. Na América do Norte, era neste dia que tinha início o ano fiscal, época em que aconteciam as novas contratações nas empresas. 

Desde então, os trabalhadores têm direito ao descanso semanal remunerado, às férias anuais e aos outros direitos garantidos por lei.

A repercussão mundial

Em 1890, nos Estados Unidos, a redução da jornada de trabalho foi atendida e passou a ser de 8 horas diárias. Neste mesmo ano, a conquista também foi reconhecida na Europa. Então, esse dia ficou estabelecido como Dia do Trabalhador, também chamado de Dia do Trabalho. A celebração foi adotada em diversos países, como: Estados Unidos, Rússia, Canadá, Espanha, Argentina, Portugal e Brasil. Entretanto, o Labour Day (Dia do Trabalhador) é lembrado em dias diferentes na Austrália – Northern Territory e Queensland em maio, e Western Austrália em março, ambos na primeira segunda-feira do mês. 

Já no Canadá e nos Estados Unidos, é comemorado na primeira segunda-feira do mês de setembro. 

E no Brasil?

Somente em 1925, o 1º de maio tornou-se feriado nacional no Brasil, por decisão do então presidente da república, Arthur Bernardes. Nessa época, as primeiras manifestações por direitos trabalhistas surgiram e ganharam força em São Paulo e no Rio de Janeiro, incentivando greves e outros movimentos.

Mas, em 1943, o 1º de maio tornou-se realmente importante no Brasil, quando o presidente da república, Getúlio Vargas, utilizou o feriado para assinar o decreto que aprovou a CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. Foi a partir daí que o trabalhador brasileiro passou a ser, de fato, amparado pela legislação.

Dicas de como as empresas podem homenagear os profissionais no Dia do Trabalhador

Diversas ações podem ser praticadas não apenas no dia 1º de maio, mas durante todo o mês e estender para os demais meses do ano. São maneiras de reconhecer, valorizar e motivar os profissionais de uma empresa. 

Esse período é uma excelente oportunidade para criar campanhas informativas, convidando todos a uma reflexão sobre a importância da comemoração desse dia. Além de atividades como:

  • Workshops;
  • Treinamentos;
  • Campeonatos, gincanas e concursos culturais, para aumentar a integração entre os profissionais;
  • Sorteios de viagens e passeios;
  • Presentes (brindes, vouchers, troféus etc.);
  • Café da manhã na empresa;
  • Happy hours;
  • Ações para conscientização de saúde e bem-estar.

A comunicação interna de uma empresa, se bem estruturada, é o melhor meio de atribuir o senso de pertencimento aos colaboradores de todos os setores. Além de gerar interação, isso aprimora a visão dos colaboradores sobre a empresa.

RH e Departamento Pessoal: leis trabalhistas

Embora algumas empresas unifiquem suas ações em apenas um departamento, é relevante destacar que há diferenças entre o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. 

O RH é direcionado para relações interpessoais e para gerenciar o capital humano. E o DP tem suas ações direcionadas para processos administrativos. Para entender melhor, confira essas listas de atribuições para cada departamento:

Recursos Humanos

  • Recrutamento e seleção;
  • Manutenção do clima organizacional;
  • Desenvolvimento e capacitação;
  • Definição de cargos e salários (estabelecendo os requisitos e responsabilidades de cada ocupação);
  • Onboarding;
  • Retenção de talentos;
  • Avaliação de desempenho dos colaboradores.

Departamento Pessoal

  • Admissão dos profissionais (após finalização do processo de recrutamento e seleção);
  • Controle da jornada de trabalho, considerando faltas, atrasos e horas extras;
  • Organização das folhas de pagamento e demais rendimentos;
  • Gestão de benefícios;
  • Desligamento de colaboradores (incluindo a rescisão do contrato de trabalho e o cálculo do valor exato que o trabalhador deve receber);
  • eSocial e passivos trabalhistas. 

Assim, podemos observar que assegurar o respeito às leis trabalhistas é atribuição do departamento pessoal. Já as comemorações pelo Dia do Trabalhador, assim como outras datas comemorativas, podem ficar por conta do departamento de RH.

Como a sua empresa pode se beneficiar através do RH e DP?

Os responsáveis pelo Departamento Pessoal e Recursos Humanos, são pessoas cujo papel desempenhado é essencial em uma corporação. E conforme as descrições acima, são muitas atividades para administrar e gerenciar, não é mesmo? 

Entre as principais necessidades desses profissionais estão: atualização constante das regras contábeis e tributárias; manter os processos administrativos organizados para eventuais auditorias; centralização das informações em um único local, entre outras. 

Para isso existem empresas que prestam serviços de Business Process Outsourcing – BPO (terceirização de serviços para agilizar os processos administrativos).

A empresa de BPO de RH é responsável pelo gerenciamento e execução de atividades como: processo seletivo, atividades estratégicas avaliando performance, retenção e desenvolvimento de pessoas, se tornando o principal departamento de uma empresa para gerar crescimento e sustentabilidade, que sempre ocorre através das pessoas. Enquanto a empresa de BPO de Folha de Pagamento garantirá o cumprimento das obrigações previdenciárias e trabalhistas, cálculo de impostos e salários, atualização e adequação das leis que regem a CLT, eficácia no controle dos dados e informações. 

Em especial, o BPO de RH e Folha de Pagamento aumentam a eficiência das operações nas empresas, uma vez que os processos feitos manualmente, são integrados com tecnologia e sistemas de automação, gerando um fluxo de trabalho seguro e sem falhas ou problemas. 

Esses e outros serviços realizados por uma empresa de BPO, contribuem para que os gestores da área sejam direcionados para estratégias que agreguem no crescimento da empresa.

Conte com a Integrance Finance & Consulting 

Desde 2014, a Integrance Finance & Consulting, é uma empresa de terceirização de folha de pagamento, e oferece soluções em outsourcing baseadas em nuvem e ERP, que abrangem serviços como:

  • BPO de RH
  • BPO de Folha de Pagamento
  • Contabilidade financeira, fiscal e tributária;
  • Contabilidade para empresas nacionais e multinacionais;
  • Processos automatizados, objetivos, seguros e inteligentes.

Conte com a Integrance para continuar valorizando os seus profissionais por meio de soluções terceirizadas, em diversas áreas da sua empresa. 

Quer saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa? Solicite uma consultoria aos nossos especialistas. 

#bpofolhadepagamento #bporhconsultoria #bporhvantagens #folhadepagamento #bporhempresas 

William é CEO da Integrance Finance and Accounting Services, como empreendedor de startups, pai de seis filhos, líder e consultor de negócios, ele apoia empresas internacionais e brasileiras a expandirem suas operações no Brasil e na Europa, respectivamente.

Compartilhe

Contato

Integrance Finance & Consulting

É um prazer atender você

Você tem perguntas ou precisa de uma consultoria?

AGENDAR UMA CONSULTORIA AQUI